A muita chuva esteve presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos que teve 14 atletas europeus no desfile da Cerimónia de Abertura ao longo do Rio Sena, começando na Ponte de Austerlitz até ao Trocadero, em frente à Torre Eiffel.
A lista dos atletas europeus porta-estandartes incluiu a marchadora portuguesa Ana Cabecinha que estará nos seus quartos Jogos Olímpicos. Também os atuais campeões olímpicos, o italiano Gianmarco Tamberi e a polaca Anita Wlodarczyk, que procura o seu quarto título consecutivo no lançamento do martelo.
A albanesa Luiza Gega, campeã europeia de 2022 nos 3.000 m obstáculos, levou a bandeira do seu país pela terceira vez consecutiva nos Jogos Olímpicos. O Chipre foi o único país europeu a nomear dois atletas de atletismo como porta-estandartes: Elena Kulichenko, campeã europeia do salto em altura sub-23, e Milan Trajkovic, campeão europeu de 2019 nos 60 m barreiras em pista coberta.
Na França, a honra coube à lendária lançadora do disco Melina Robert-Michon, de 45 anos, medalhada de prata olímpica de 2016, que fará a sua sétima participação consecutiva nos Jogos Olímpicos.
- Albânia – Luiza Gega (3.000 m obstáculos)
- Andorra – Nahuel Carabana (3.000 m obstáculos)
- Bósnia e Herzegovina – Mesud Pezer (lançamento do peso)
- Chipre – Elena Kulichenko (salto em altura) e Milan Trajkovic (110 m barreiras)
- França – Melina Robert-Michon (lançamento do disco)
- Grécia – Antigoni Ntrismpioti (20 km marcha)
- Irlanda – Sarah Lavin (100 m barreiras)
- Itália – Gianmarco Tamberi (salto em altura)
- Luxemburgo – Bob Bertemes (lançamento do peso)
- Polónia – Anita Wlodarczyk (lançamento do martelo)
- Portugal – Ana Cabecinha (20 km marcha)
- República da Macedónia do Norte – Dario Ivanovski (maratona)
- São Marino – Alessandra Gasparelli (100 m)