Na final mais aguardada do dia, o norte-americano Noah Lyles sagrou-se campeão olímpico dos 100 m em 9,79, novo recorde pessoal. Foi uma final de elevado nível e muito disputada, com o jamaicano Kishane Thompson a ser segundo a cinco milésimos de Lyles. A medalha de bronze foi para outro norte-americano, Fred Kerley em 9,81. Há 20 anos que os Estados Unidos não ganhavam o ouro nos 100 metros.
O italiano Marcell Jacobs, campeão olímpico em Tóquio, foi quinto em 9,85. Todos correram abaixo dos 10,00 com o oitavo, o jamaicano Oblique Seville a gastar 9,91.
Quem desiludiu muito foi o queniano Ferdinand Omanyala que foi apenas oitavo na sua meia-final em 10,08.
Yaroslava Mahuchikh rainha da altura
A ucraniana Yaroslava Mahuchikh, recente recordista mundial com 2,10 m, confirmou o favoritismo ao ganhar a medalha de ouro com um salto a 2,00 m, a mesma marca da australiana Nicola Olyslagers. A medalha de bronze foi para duas saltadoras, a australiana Eleanor Patterson e a ucraniana Iryna Gerashchenko, ambas com 1,95 m.
Yaroslava Mahuchikh, de 22 anos, junta assim, o título olímpico aos títulos mundial e europeu.
Canadiano Ethan Katzberg vence lançamento do martelo
O canadiano Ethan Katzberg conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para o seu país no lançamento do martelo com 84,12 m, deixando longe o húngaro Bence Halász com 79,97 m e o ucraniano Mykhaylo Kokhan com 79,39 m.
Os atletas polacos, grandes dominadores da disciplina durante muito tempo, foram apenas quinto e sétimos classificados.