Os principais atletas ugandeses, Joshua Cheptegei e Jacob Kiplimo, desistiram da eliminatória dos 5.000 m disputada ontem de manhã.
Joshua Cheptegei tinha conquistado a medalha de ouro na final dos 10.000 m com um novo recorde olímpico, e Jacob Kiplimo foi oitavo com a sua melhor marca pessoa da época.
O treinador principal Faustino Kiwa disse que a dupla não conseguiu recuperar a tempo para a eliminatória dos 5.000 m, devido ao cansaço sentido durante a difícil final dos 10.000 m.
“Gostaria de informar aos ugandeses que os nossos heróis Joshua Cheptegei e Jacob Kiplimo se retiraram oficialmente da prova de 5.000 m marcada para quarta-feira, 7 de agosto de 2024. Isto ocorre após eles não se terem recuperado totalmente da extenuante corrida de 10.000 m, na qual ambos os atletas competiram na sexta-feira”, disse Kiwa.
“O evento deixou-os com as pernas e os braços fatigados e dores musculares. Os esforços das equipas de fisioterapia para ressuscitar os atletas à sua forma normal completa não foram bem-sucedidos”, acrescentou.
A notícia também foi postada pela @UgaAthletics2 no X :
” ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!! Lamentamos informar ao público que Joshua Cheptegei e Jacob Kiplimo se retiraram das semifinais de 5.000 m de amanhã devido à recuperação da exigente corrida de 10.000 m. Os seus corpos precisam de mais tempo para recuperar. Consequentemente, Oscar Chelimo representar-nos-á sozinho”, postou a conta.
E vamos ter a neerlandesa Sifan Hassan a correr a final dos 10.000 m às 19h55 de sexta-feira e depois, a maratona às 7h00 de domingo. E depois de duas corridas de 5.000 m!