O Botswana, pequeno país africano com cerca de 2,6 milhões de habitantes, ficou muito orgulhoso com a medalha de ouro de Letsile Tebogo na final de ontem dos 200 m em 19,46. Com esta vitória, Tebogo tornou-se o primeiro africano a vencer os 200 m dos Jogos Olímpicos e bateu ainda, o recorde do continente africano.
Em reconhecimento a este feito histórico, o Governo de Botswana concedeu aos seus cidadãos uma folga ao trabalho na tarde de hoje, para comemorar.
“Sua Excelência, Dr. Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi, Presidente da República de Botsuana, declara à nação que considerou uma homenagem adequada ao Sr. Letsile Tebogo, ‘Sensação de Botswana’, conceder a Botswana e aos seus moradores um dia de folga à tarde, neste mesmo dia, sexta-feira, 9 de agosto de 2024”, disse a declaração governamental.
Na declaração, o presidente Masisi enfatizou a importância da conquista de Tebogo, não apenas para o cidadão, mas para a nação como um todo. Ele observou que a tarde de folga é uma homenagem adequada ao desempenho excecional de Tebogo e um momento que merece ser comemorado por todos os cidadãos do país.
“A decisão foi devidamente tomada para reconhecer e homenagear Letsile Tebogo como o primeiro botswana e o primeiro africano a ganhar uma medalha de ouro nos 200 m na história dos Jogos Olímpicos”, continuou a declaração.
O presidente Masisi também expressou a sua admiração pessoal e gratidão por Tebogo, reconhecendo a falecida mãe do jovem atleta, a quem ele credita o seu papel no sucesso de Tebogo.