Os super sapatos são uma realidade cada vez maior nas provas de atletismo, seja na pista ou na estrada. Muito leves, de alta tecnologia, com placas de fibra de carbono e espuma macia e com retorno de energia. A série Vaporfly da Nike, por exemplo, vem agitando o mundo da corrida desde a sua estreia. Mas afinal, quanto tempo duram esses super sapatos? Aqui está o que o último estudo, publicado no The Scandinavian Journal of Medicine & Sports Science .
O que torna os super sapatos tão especiais?
O termo “super” não é apenas um exagero de marketing. Estes ténis têm uma tecnologia séria na sua sola. Mas, estes sapatos também têm a sua duração. A grande questão é: quando é eles começam a perder os seus poderes?
O que acontece a longo prazo?
Investigadores da Universidade de Castilla-La Mancha em Toledo, em parceria com o Departamento de Cinesiologia da Universidade de Michigan, testaram dois tipos de entressolas: peba (o material super saltitante) e EVA (uma espuma mais tradicional), contendo ambos os tipos de sapatos, placas de fibra e pesando aproximadamente o mesmo. Eles recorreram a 22 atletas do sexo masculino que experimentaram versões novas e usadas desses sapatos e correram no tapete rolante para uma quilometragem considerável. Aqui está o que eles descobriram:
Entressola Peba: Quando estreado, este material foi o vencedor claro, dando aos atletas um aumento de quase 2% na economia de corrida. Mas depois dos 450 km, a magia começou a desaparecer. Os sapatos Peba usados mostraram um declínio de 2,28% na economia de corrida, o que significa que mais energia é necessária para correr à mesma velocidade. Se está a planear manter esses sapatos até à última, deve pensar duas vezes antes de usá-los além do seu auge.
Entressola de EVA: Embora o EVA não tenha dado o mesmo impulso inicial que o peba, ele manteve-se como um campeão por mais de 450 km. Nenhuma mudança significativa na economia de corrida foi notada, o que significa que os seus sapatos de EVA são um companheiro confiável, talvez não tão chamativo, mas confiável a longo prazo.
A lição
Se está a pensar adquirir estes super sapatos para a sua próxima grande corrida, saiba que eles têm uma vida útil. Os modelos baseados em peba dar-lhe-ão uma vantagem percetível quando forem novos, mas depois dos 450 km, pode não ter a mesma energia nos seus passos. Por outro lado, as entressolas de EVA podem não dar-lhe o mesmo rendimento inicial, mas são mais duráveis a longo prazo. Mas atenção, este tipo de sapatos não são recomendáveis a todo o tipo de corredores.