A 49ª edição do Athletissima em Lausanne, meeting da Liga Diamante, começou já hoje. Organizada todos os anos um dia antes do meeting, a prova do salto com vara disputou-se na Place de la Navigation, no porto de Ouchy, no coração da cidade. Muitos espetadores aproveitaram as entradas gratuitas para ver os melhores saltadores à vara do mundo.
A grande atração da prova, o recordista mundial Armand Duplantis, confirmou a sua excelente forma vencendo com um salto a 6,15 m, novo recorde do meeting que já lhe pertencia desde 2022 com 6,10 m. O sueco fez um concurso limpo até 6,15 m que saltou à terceira tentativa. Depois, parou por aí, quase pedindo desculpas ao público por não ter subido mais alto. O décimo recorde mundial vai esperar, mas Duplantis mostrou mais uma vez que é de facto o rei absoluto da disciplina.
Nos lugares imediatos, ficaram o norte-americano Sam Kendricks com 5,92 m e o norueguês Sondre Guttormsen com 5,82 m. O francês Renaud Lavillenie, na sua segunda prova após lesão, foi oitavo com 5,72 m.
Amanhã, disputam-se as restantes provas do meeting, entre elas, os 1.500 m com a presença de Isaac Nader.