O espanhol Kilian Jornet é um dos melhores corredores de trail de todos os tempos. Sempre à procura de novos desafios, Jornet pretende atingir o máximo possível de picos com 4.000 metros nos Alpes, num desafio a que deu o nome de “Alpine Connections”.
Em 2023, Jornet assumiu um dos seus maiores desafios até agora, escalando todos os 177 picos com mais de 3.000 m nos Pirinéus em apenas oito dias. Refletindo sobre o feito, ele classificou-o como “uma das coisas mais difíceis que já fiz”. Agora, com o seu projeto “Alpine Connections”, Jornet está a forçar os seus limites ainda mais, pois continua a recorrer apenas à corrida ou ao ciclismo entre as montanhas, sempre com os devidos cuidados para não deixar vestígios de que esteve lá.
Jornet começou a sua jornada na cordilheira Bernina, no leste da Suíça. Em apenas alguns dias, ele conquistou dez picos, cobrindo 423 km com um ganho de elevação impressionante de 19.831 m. Os dias iniciais testaram a sua resistência física e mental, com o terceiro dia a destacar-se como particularmente extenuante. Somente naquele dia, Jornet alcançou o cume de seis picos, enfrentando condições climáticas adversas e extremas.
A motivação de Jornet para encarar grandes projetos é mais do que apenas resistência, é também sobre a descoberta. Ele sempre foi transparente sobre os seus dados de treino e está a trabalhar em estreita colaboração com cientistas, para rastrear as demandas físicas e mentais desta nova aventura alpina.
Já com 16 cumes até ao dia 21, Jornet diz que está ansioso para ver o que trarão os próximos dias deste desafio. Quem quiser acompanhar o seu progresso, Jornet compartilha recapitulações detalhadas e estatísticas diárias no blog Nnormal , Strava e @nnormal_official.