Já não bastam os problemas de doping no país. Agora, o Quénia está a ser investigado por fraude na idade dos seus atletas! A investigação está a ser conduzida pela World Athletics e pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).
O Quénia e outros países africanos são há muito suspeitos de fraude nas categorias juniores em eventos internacionais.
A Federação Queniana de Atletismo ( Athletics Kenya) enviou um comunicado aos seus membros: “A AK observa com preocupação, os crescentes casos de fraude de idade de atletas. O assunto foi trazido à nossa atenção pela World Athletics e Unidade de Integridade do Atletismo, que estão atualmente a conduzir investigações sobre o mesmo,” disse a comunicação datada de 14 de agosto.
No mês passado, a Federação divulgou que cerca de 26 casos de fraude de idade estavam sob investigação das autoridades relevantes.
Os 26 casos, disse a Federação, datam de 2016, mas as investigações não foram conclusivas. No mês passado, o presidente da Federação, Jackson Tuwei, disse que a o organismo estava a investigar as práticas ilícitas.
“Estamos a fazer todo o possível para garantir que acabemos com o vício. Atualmente, estamos atualizando dados no AK para garantir que isso não continue”, disse Tuwei.