A Organização da Meia Maratona da Costa de Antrim pediu desculpas depois de ter recebido inúmeras reclamações dos corredores.
A prova disputou-se no passado domingo. Descrita como “a meia maratona mais rápida da Irlanda ao longo de um dos litorais mais deslumbrantes do mundo”, terá deixado muito a desejar.
As reclamações dos atletas incluíam o tamanho das filas para o wc, a falta de água nos primeiros oito km e a solicitação para que os corredores se deslocassem para a partida mais de uma hora antes do horário marcado, debaixo de chuva torrencial.
Dezenas de comentários apareceram nas redes sociais expressando reclamações semelhantes, com pessoas contando as suas experiências.
Um participante disse que era “absolutamente terrível, nunca experimentei algo tão desorganizado na minha vida”.
Outro disse: “Pela taxa de inscrição (42 libras), eu esperava muito mais”.
Vários competidores também falaram com o Belfast Telegraph sobre a sua experiência. “Disseram-nos para chegar mais de uma hora antes da prova. Quase não havia wc’s para milhares de participantes”.
“Havia uma fila de 200 metros para os quatro wc’s na área em que estávamos”.
“Mas não é nada que a Organização do evento não tenha ouvido antes, com muitas das mesmas questões levantadas em anos anteriores.
“Tivemos que esperar mais de uma hora com chuva torrencial, antes da prova começar. Estávamos todos a tremer.”
Na segunda-feira, a Organização abordou as reclamações sobre a água dizendo que foi vítima de roubo.
“Caros participantes da Meia Maratona da Costa de Antrim.
Queremos pedir desculpas àqueles que ficaram dececionados com a ausência do nosso primeiro posto de água na Antrim Coast Half Marathon 2024. Gostaríamos de explicar a falta de água disponível na primeira marca de 5 km.
Infelizmente, com eventos ocorridos nas primeiras horas da manhã de domingo envolvendo roubo, isso evidentemente teve um efeito no volume de água disponível para os participantes ao longo do percurso da corrida.
Compreendemos que esta não é uma situação ideal e, daqui para frente, esperamos implementar medidas de segurança.
Agradecemos a sua compreensão e paciência enquanto fazemos essas alterações.
Obrigado por fazer parte da comunidade da Antrim Coast Half Marathon e estamos ansiosos para realizar um evento no ano que vem que corresponda aos altos padrões que vocês merecem.”
A nível competitivo, a vitória foi para o etíope Alex Nzioke em 59m46s, à frente do compatriota Hillary Kipkoech e do etíope Birhanu Legese, ambos 60m27s. Em femininos, venceu a etíope Yalemzerf Yehualaw em 1h05m31s.