Petra Santos tem 19 anos e é estudante universitária do Instituto Superior Técnico. Atleta da Associação Desportiva NucleOeiras, é campeã nacional em Sub-23 e universitária nos 3.000 m obstáculos. Já representou Portugal em provas internacionais.
Petra Santos é uma jovem de 19 anos, natural de Alenquer. Estudante de Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico, é atleta da Associação Desportiva NucleOeiras e já com um curriculum desportivo muito agradável.
Entrada na Faculdade obriga Petra Santos a optar pelo atletismo
Numa família de desportistas onde a mãe Cristina Ponte ainda corre e o pai José Santos foi treinador, desde criança que ganhou o gosto pelo desporto. Logo no 5º ano com os corta-matos escolares, depois no ensino secundário com o pentatlo moderno. Acabou por optar pelo atletismo quando entrou na Faculdade. “Não há suporte para conciliar o desporto com o ensino superior”.
“É importante não ficarmos demasiado stressados, é bom termos outro foco, outros objetivos que não só a escola”
Satisfeita com clube e treinador
Paulo Dias é o treinador de Petra que treina 6/7 vezes por semana, conseguindo conciliar os treinos com os estudos. “É importante não ficarmos demasiado stressados, é bom termos outro foco, outros objetivos que não só a escola”. E acrescenta: “Gosto muito do meu treinador e do clube onde estou. Por agora, não quero mudar”.
Como referimos acima, estreou-se no mundo do atletismo nos corta-matos escolares. Quando se federou, a pista foi a sua opção.
“Ser internacional, são experiências que ficam para a vida”
Preferência pela pista
Petra não é uma atleta da estrada, a sua preferência vai para a pista e só depois, o corta-mato. As suas provas preferidas são os 3.000 m e os 3.000 m obstáculos.
Durante a época desportiva, corre 2/3 corta-matos e uma vez na pista coberta. Na pista ao ar livre, tem meses com provas quase todas as semanas. Ainda assim, também corre na estrada, ainda que pouco. Lembra algumas milhas, a Corrida do Tejo e a Marginal à Noite.
“Enquanto me sentir feliz e conseguir conciliar a escola com o atletismo, vou continuar”
Vários momentos marcantes da carreira desportiva
Apesar de Petra ser ainda muito jovem, conta já com vários momentos marcantes na sua carreira desportiva: campeã nacional dos 3.000 m obstáculos e da milha de estrada no escalão Sub-23; campeã universitária dos 3.000 m obstáculos e vice-campeã nacional de corta-mato no escalão júnior; internacional por Portugal no Campeonato Europeu de Corta-Mato Júnior e também nos Europeus de Biatle e Triatle. “Ser internacional, são experiências que ficam para a vida”.
Faltam apoios aos jovens estudantes/atletas
Petra tem as suas dúvidas acerca do futuro da modalidade. “Não sei. Há muitas dificuldades para os estudantes poderem conciliar o atletismo com o estudo. Há uma grande falta de suporte para estes atletas. Alguns vão conseguindo com muita dedicação. Portugal tem alguns atletas que podia apoiar mais”.
Lamenta ainda o facto de as provas da Associação de Atletismo de Lisboa terem habitualmente poucos participantes. “Deviam cativar mais atletas nas escolas. O Desporto Escolar tem feito algum trabalho”.
Sentimento de superação
No mundo das corridas, Petra aprecia particularmente o sentimento de superação quando se atingem os objetivos traçados. Ainda as amizades que se fazem e a importância de ter outra atividade para além da escola. “Todo o percurso que fazemos, crescemos com ele. São memórias muito boas”.
Pentatlo Moderno, amor antigo que não desapareceu
Quanto ao seu futuro a longo prazo, ainda não tem nada definido. “Enquanto me sentir feliz e conseguir conciliar a escola com o atletismo, vou continuar”.
E se não estivesse no atletismo, qual a opção desportiva? Petra não hesita na resposta: “Pentatlo Moderno. Gostei muito, é pena não ser possível com a Faculdade”.
Não ao fundamentalismo na alimentação
Não se considera uma fundamentalista na alimentação. “Tento comer um pouco de tudo, ter cuidado com os níveis de ferro”.
As lesões não a têm visitado. Não dispensa os exames médicos de rotina, principalmente as análises que faz de quatro em quatro meses, importantes para controlar os seus níveis de ferro.
Objetivos ambiciosos
Petra é uma jovem ambiciosa com objetivos definidos para a próxima época. Gostava de ir aos Campeonatos Europeus Sub-23 no corta-mato ou pista. “Já tenho os mínimos nos 3.000 m obstáculos e também gostava de fazer os mínimos para os Campeonatos Mundiais Universitários”. Neste momento, os seus recordes pessoais são 10.27,86 nos 3.000 m obstáculos (20/7/2024) e 9.44,53 nos 3.000 m (01/05/2024).
Quando se perdeu e acabou por fazer o seu treino mais longo
E estórias curiosas? Petra conta-nos uma passada nas Caldas da Rainha. “Fui ver uma prova e perdi-me. Sabia que era ao pé do McDonald. Perguntei onde é que ele ficava mas havia quatro deles nas Caldas da Rainha! Fui dar primeiro aos outros, só acertei ao quarto com o local da prova! Fiz isto tudo a correr, não tinha telemóvel comigo”.
Objetivos superados na escola e no atletismo
A terminar, Petra quis deixar um conselho que serve para todos nós, mais jovens e mais velhos. “Às vezes, ficamos muito stressados. Temos de levar as coisas com calma. Esta época, tive momentos muito stressantes com os exames. O Instituto Superior Técnico tem os exames muito concentrados numa semana. E às vezes, nesses momentos dos exames, ainda temos provas. Este ano, consegui superar os meus objetivos na escola e no atletismo”.