Na segunda-feira, o espanhol Kilian Jornet, tetra campeão do Ultra Trail Mont Blanc (UTMB), completou o seu grande desafio de atingir o cume de todos os 82 picos alpinos com mais de 4.000 metros de altitude em apenas 19 dias. Jornet bateu aquele que era o anterior tempo mais rápido conhecido de 62 dias, definido em 2015 pelo alpinista suíço Ueli Steck, que usou uma combinação de ciclismo e parapente.
Após a sua notável décima vitória na Sierre-Zinal (onde ele bateu o seu próprio recorde do percurso por um segundo), Jornet deu início a uma jornada apelidada de “Alpine Connections”, para escalar o máximo possível dos picos de 4.000 metros dos Alpes, usando apenas métodos movidos a energia humana para andar entre eles. Este esforço combinou perfeitamente corrida de trilha, montanhismo, escalada e ciclismo,
Em 2023, Jornet assumiu os seus desafios mais difíceis até agora, alcançando o cume de todos 177 picos com mais de 3.000 metros nos Pirinéus em apenas oito dias. Refletindo sobre o feito na época, ele classificou-o como “uma das coisas mais difíceis que já fiz”. Com o projeto “Alpine Connections”, Jornet levou os seus limites ainda mais longe, continuando a usar apenas corrida ou ciclismo entre as montanhas, tomando os devidos cuidados para não deixar vestígios de que estava por lá.
Jornet começou a sua jornada na cordilheira Bernina, no leste da Suíça. Em apenas alguns dias, ele conquistou dez picos, cobrindo 423 km com um ganho de elevação impressionante de 19.831 m. Ele fez recapitulações diárias e deu estatísticas e rastreamento no blog Nnormal , Strava e @nnormal_official.
Ao atingir os cumes de Dôme e Barre des Écrins (os picos mais ocidentais da série), Jornet compartilhou os seus pensamentos no Instagram: “Esta foi, sem dúvida, a coisa mais desafiadora que já fiz na minha vida, mentalmente, fisicamente e tecnicamente, mas também talvez a mais bonita.”
“É difícil agora, processar todas as minhas emoções, mas esta é uma jornada que nunca esquecerei. É hora de descansar um pouco agora.”