A National Collegiate Athletic Association ou NCAA é uma associação composta por 1.281 instituições, conferências, organizações e indivíduos que organizam a maioria dos programas do desporto universitário nos Estados Unidos.
Em 8 de agosto, o Painel de Regras da NCAA tomou uma importante decisão sobre os sapatos que os atletas podem usar em competição. O órgão regulador do desporto universitário dos Estados Unidos anunciou que, a partir da época 2024/2025, vai alinhar os seus regulamentos com as regras da World Athletics para as competições de corta-mato, pista coberta e ao ar livre.
Esta mudança ocorre depois de alguma controvérsia nesta época, quando a atleta Parker Valby, da Universidade da Flórida , usou os picos de pista Vaporfly Next% 3 personalizados com revestimento de carbono, nos 10.000 m do Campeonato da NCAA, dando-lhe uma vantagem significativa sobre algumas das suas concorrentes.
De acordo com as regras da World Athletics, esses sapatos seriam ilegais mas a NCAA não estava então, a seguir as diretrizes do organismo mundial. Agora, a decisão da NCAA em cumprir as regras da World Athletics garante que as performances dos atletas/estudantes atenderão aos requisitos de elegibilidade para as competições mundiais, como os Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais.
A nova regra alinhará a competição da NCAA com a conformidade da World Athletics, definindo uma altura máxima de 25 milímetros para eventos de pista e 40 milímetros para competições de estrada ou corta-mato. A World Athletics já tinha introduzido essas regras em 2021.
Anteriormente, os atletas da NCAA que corriam com sapatos que tinham saltos com altura superior aos 25 milímetros legais, corriam o risco de ver os seus tempos anulados em competições fora da NCAA.