A final da Liga Diamante em Bruxelas vai receber o lançamento de uma nova iniciativa que homenageia um dos maiores atletas da história, Jesse Owens.
O novo prémio Jesse Owens Rising Star foi criado para reconhecer os melhores atletas masculinos e femininos com idade até 23 anos, fazendo a sua estreia no evento de Bruxelas, nos dias 13 e 14 de setembro.
A iniciativa representa uma colaboração entre a família Owens, a Jesse Owens Foundation e a Wanda Diamond League.
O Jesse Owens Rising Star Award utilizará um sistema de pontos para determinar os vencedores. Este sistema comparará performances em várias disciplinas para identificar os jovens atletas mais destacados. Cada vencedor será homenageado com uma estatueta de bronze de Jesse Owens, criada pelo escultor belga Jan Desmarets, simbolizando a sua conquista.
Além das estatuetas, dois carvalhos serão plantados na cidade-sede de cada final da Liga Diamante, para homenagear os vencedores.
A plantação de carvalhos é uma homenagem aos Jogos Olímpicos de 1936, onde Owens e outros campeões receberam rebentos de carvalho. O rebento do próprio Owens foi plantado no seu local de treino, onde permaneceu durante 85 anos. O significado destas árvores vai além da sua ligação simbólica com o passado.