O ultramaratonista belga Matthieu Bonne estabeleceu um novo recorde mundial no Campeonato Mundial de 6 dias GOMU-EMU disputado na Hungria, ao percorrer 1.046,29 km em 144 horas. O anterior recorde pertencia ao grego Yiannis Kouros com 1.036,80 km e que durou as últimas duas décadas.
Bonne partiu com a meta de atingir o recorde, com uma média de 7,2 km/h ao longo da corrida de seis dias, batendo o recorde ainda com uma hora para correr, adicionando depois 10 km. Ele completou 1.164 voltas a um percurso de 900 metros.
A prova, que começou em 5 de setembro, ocorreu num percurso plano e pavimentado de 900 metros com clima variado, incluindo chuva forte no quarto dia. O belga também alcançou o recorde de 600 milhas mais rápidas da história, atingindo a marca em cinco dias, 12 horas, 27 minutos e 12 segundos.
O seu resultado de seis dias é reconhecida como a “melhor do mundo” pela International Association of Ultrarunners (IAU), o principal órgão regulador da ultramaratona, mas não como um recorde mundial. Em vez disso, os recordes mundiais para eventos de ultramaratona de vários dias são rastreados pela Global Organization of Multi-Day Ultramarathoners (GOMU). Como é habitual, os recordes estão pendentes de ratificação.
De acordo com iRunFar, além desta vitória, Bonne completou a Maratona des Sables e ostenta conquistas na natação em águas abertas, incluindo a travessia do Canal da Mancha e a navegação pela costa da Bélgica.