A norte-americana Camille Herron, de 42 anos, é uma das melhores ultramaratonistas mundiais com mais de 12 recordes mundiais em ultramaratonas. Agora, ela e o seu treinador Conor Holt, foram apanhados a remover elogios das páginas da Wikipédia de outros atletas e “enfeitando” as suas próprias páginas.
Nas páginas da Wikipédia dos ultramaratonistas Kilian Jornet e Courtney Dauwalter, foram feitas alterações, ao mesmo tempo em que adicionaram elogios à própria página de Camille Herron.
O casal tem operado desde fevereiro deste ano, sob o nome de usuário “Rundbowie” depois da sua conta anterior na Wikipédia, “Temporun73”, ter sido temporariamente suspensa por violar as políticas de interesses da Wikipédia pelas edições na página de Camille Herron. Poucas horas depois de Temporun73 ter sido suspenso, foi criada uma nova conta sob o nome “Rundbowie”e retomada a atividade, fazendo edições na página de Camille Herron e nas de outros atletas.
Uma das ações mais controversas envolveu a remoção repetida de declarações como “amplamente considerada uma das melhores corredoras de trilhos de todos os tempos” das páginas de Kilian Jornet e Courtney Dauwalter, com a justificação de “remover o exagero”. No entanto, Camille Herron adicionou uma declaração semelhante à sua própria página, descrevendo-se como “considerada amplamente uma das maiores ultramaratonistas de todos os tempos”.
Entre outras alterações, em junho e setembro deste ano, Camille Herron alterou a página da Wikipédia “Ultramarathon” para remover referências aos recordes mundiais de 48 horas e seis dias da ultramaratonista dinamarquesa Stine Rex. (Embora o desempenho de Rex tenha melhorado o recorde de Herron, o processo de ratificação pela Associação Internacional de Ultramaratonistas (IAU) ainda está em andamento, o que significa que o recorde de Herron continua a ser o reconhecido.)
Reação
O presidente da Organização Global de Maratonistas de Vários Dias (GOMU), Trishul Cherns, disse que ficou chocado com a situação. “Nos meus quarenta e seis anos de ultramaratonas, nunca vi ninguém tão talentoso como Camille, que é tão dedicada a criar divisão e animosidade dentro da comunidade das ultramaratonas. Infelizmente, a história da Wikipédia faz parte de um padrão de interferência. Este casal tem um histórico de tentar prejudicar atletas, as suas reputações, corridas e performances citando regras da World Athletics que não se aplicam à ultramaratona e à corrida de vários dias. Fiquei chocado com as críticas de Camille direcionadas a atletas que desafiam “os seus” recordes e os seus esforços para desacreditá-los. Este comportamento antidesportivo é intimidador e mesquinho e não tem lugar na comunidade maior da ultramaratona.”