O queniano Eliud Kipchoge, de 39 anos, divulgou que não irá competir nos JO de Los Angeles 2028, evento em que irá estar mas não como atleta. “Estarei em Los Angeles, mas numa qualidade diferente e não como corredor”, disse ele, em declarações ao Sport Bild divulgadas pela Europa Press. “Estarei lá para ajudar a incentivar a correr as pessoas da cidade”, acrescentou.
Kipchoge, que completará 43 anos nos próximos Jogos Olímpicos passou por grandes dificuldades na maratona dos JO de Paris e teve que desistir devido a dores nas costas.
O atleta não especificou quando encerrará a carreira, mas confia que alguém poderá percorrer a distância em menos de 2 horas numa maratona oficial, num futuro próximo. “Esse tempo não está longe. Só precisamos das pessoas certas para tentar.”
Em 2019, em Viena, Kipchoge tornou-se o primeiro atleta a correr a distância em menos de duas horas. Mas o seu tempo de 1m5940s não foi considerado recorde oficial porque foi feito numa prova não oficial, com ‘lebres’ e sem adversários. Atualmente, o recorde mundial da maratona pertence ao falecido Kelvin Kiptum com a marca de 2h00m35s.