Como é do conhecimento geral, apresentaram-se três candidaturas à eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo marcadas para o próximo dia 12, de Fernando Tavares, Domingos Castro e Paulo Bernardo.
No entanto, a Mesa da Assembleia Geral da Federação anunciou hoje que rejeitou a lista de Domingos Castro e aceitou as listas dos outros dois candidatos.
Segundo a Mesa da Assembleia Geral, a Lista B não pode de concorrer às eleições por violação do artigo 10º do Regulamento Eleitoral, que refere, nomeadamente, que é motivo para rejeição a apresentação fora de prazo e o não suprimento de irregularidades verificadas na apresentação das listas, notificadas por escrito ao respetivo mandatário, com vista ao seu suprimento no prazo máximo de três dias.
Na sequência desta decisão da Mesa da Assembleia Geral, o candidato Paulo Bernardo divulgou um comunicado em que informa que pretende retirar a sua candidatura.
“… Os Estatutos e Regulamento Eleitoral da Federação Portuguesa de Atletismo têm de ser respeitados e cumpridos e não vislumbramos outra decisão possível à Mesa da Assembleia Geral que não fosse a não admissão da lista de Domingos Castro, por erros cuja responsabilidade só à mesma poderão ser imputados, por manifesto desconhecimento do Regulamento Eleitoral.
Todavia, as eleições da FPA não podem ficar manchadas pelos erros administrativos no processo de candidatura de uma determinada lista. Assim, de modo a garantir a lisura e elevada ética desportiva no processo eleitoral, possibilitando a integração de todos os candidatos, sem vitimizações e sem difusão de contrainformação, nada abonatória para a modalidade, informamos que pretendemos retirar a nossa candidatura.
Nesse sentido, apelamos à lista do candidato Fernando Tavares que se junte a nós nesta decisão, para que possa ser iniciado um novo processo eleitoral, com o objetivo de eleger a melhor equipa para liderar o Atletismo Português …”.