A britânica Daphne Belt provou que a idade é apenas um número, ao fazer 85 triatlos para comemorar o seu aniversário de 85 anos.
Enquanto os seus amigos se contentavam com um agradável chá das 5 da tarde, Daphne Belt decidiu correr, pedalar e nadar até ao seu dia especial.
Estimulada por seu marido/treinador Stephen, ela conseguiu impressionantes 1.615 km de natação, 1.700 km de ciclismo e 255 km de corrida – uma distância total de 3.570 km.
Ela coroou a sua façanha com o Ironman 70.3 em Veneza e venceu o Campeonato Europeu de Triatlo de Distância Sprint em Vichy, França, como a única competidora no seu escalão etário.
Em declarações à BBC Radio Sussex, Daphne Belt disse que só começou a praticar triatlo aos 50 anos. “Eu era uma criança em forma, dancei durante toda a minha infância e sempre tive uma forma física razoável, mas o triatlo só começou quando eu tinha 50 anos”.
Mas ela compensou o tempo perdido, fazendo três triatlos por semana, de janeiro até ao seu aniversário, em 14 de agosto. “Comecei no dia 31 de janeiro e fiz três por semana e terminei no meu aniversário, o que foi um bom planeamento do meu marido/treinador”, disse ela.
“Foi um esforço, eu estava cansada perto do fim. Foi divertido, eu aproveitei realmente cada momento disto.”
No seu desafio, ela também arrecadou 3.655 libras para a Prostate Cancer UK, depois do seu marido Stephen ter tido no ano passado, um “susto repentino de saúde”.
Ela espera que o seu desafio motive outras pessoas a mexerem-se. “Este é o segredo: não é ficar sentado olhando pela janela, desejando”, acrescentou ela.