A Abbott World Marathon Majors (AbbottWMM) anunciou que a Maratona de Xangai será a próxima prova a juntar-se ao processo de candidatura de Majors. Xangai substitui a (anteriormente indicada) Maratona de Chengdu, juntando-se à Maratona de Sydney e à Maratona da Cidade do Cabo, numa tentativa de ser a sétima Maratona Major.
Se for bem-sucedida, Xangai juntar-se-á já em 2027 a um grupo de elite de maratonas: Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York, como um novo membro da prestigiada série AbbottWMM. Também Sydney ambiciona entrar neste lote restrito de maratonas.
A decisão da AbbottWMM de expandir-se potencialmente para a China reflete o seu objetivo de explorar e crescer num dos maiores e mais rápidos mercados de corrida do mundo.
Durante de uma década, a Maratona Internacional de Xangai, realizada no final de novembro desde 1996, foi classificada pela World Athletics como uma prova de estrada com Selo Platina.
O percurso é plano e rápido. No ano passado, o fim de semana da Maratona de Xangai reuniu mais de 30 mil participantes em todas as distâncias. A edição deste ano decorrerá no dia 1 de dezembro.
Uns a quererem mais fama, outros mais $$$ = uma mão lava a outra!!! Prevejo que dentro de um par de anos tenhamos a 8a. maratona neste circuito, depois a 9a, e por aí fora, até se chegar a um ponto em que se aperceberão que o impacto por maratona fica aquém do seu potencial (ainda que o circuito, como um todo, cresça em impacto / valor) e aí farão marcha-atrás ou criarão um novo circuito dentro deste…
Não estou a ver o mesmo a acontecer ténis: 4 majors (Grand Slam) e ponto final. Os circuitos reconhecem e aceitam a importância destes 4, mas existe um número infindável de torneios que contam para os circuitos ATP e WTA.