Duas das maratonistas mais dominantes do mundo, a neerlandesa Sifan Hassan, e a recém-recordista mundial Ruth Chepngetich, estão entre as indicadas ao prémio de ‘Atleta Feminina do Ano’ (Fora do Estádio) da World Athletics.
Sifan Hassan destacou-se nos JO de Paris ao conquistar duas medalhas de bronze na pista (5.000 m e10.000 m) e encerrou a sua presença histórica na capital francesa com uma medalha de ouro na maratona e um novo recorde olímpico.
A queniana RuthChepngetich fez história, tornando-se a primeira mulher a baixar das 2h10m na maratona ao vencer em Chicago em 2h09m56s.
As outras indicadas ao prémio feminino fora do estádio incluem a fundista Agnes Jebet Ngetich, que estabeleceu recordes mundiais nos 5 km e 10 km estrada e que correu no domingo passado, a segunda meia maratona mais rápida da história em Valência com 63m04s, novo recorde nacional; a etíope Sutume Kebede, vencedora da Maratona de Tóquio e segunda classificada em Chicago; e a etíope Tigist Ketema, que venceu este ano, as Maratonas de Berlim e Dubai.
Candidatos masculinos
No lado masculino, os candidatos apresentam um campo competitivo similar. O etíope Tamirat Tola que se sagrou campeão olímpico com um novo recorde dos Jogos no difícil percurso de Paris e o seu compatriota Yomif Kejelcha, que acaba de bater em Valência, o recorde mundial na meia maratona por um segundo. Outros candidatos ao prémio são o queniano Benson Kipruto, vencedor da Maratona de Tóquio e medalhado de bronze olímpico; o ugandês Jacob Kiplimo, campeão mundial de corta-mato; e o equatoriano Brian Pintado, que ganhou o ouro olímpico nos 20 km marcha.
Os dois finalistas para cada prémio serão determinados através de um processo de votação que decorre até 3 de novembro. O voto do World Athletics Council vale 50% da decisão, enquanto o voto da World Athletics Family (incluindo atletas, treinadores e oficiais) vale 25%. Os restantes 25% vêm de uma votação pública no Facebook, X (antigo Twitter) e Instagram.
Em 2023, o prémio fora do estádio foi para o maratonista queniano Kelvin Kiptum e a maratonista etíope Tigist Assefa.