A Maratona de Sydney é desde ontem, a sétima Marathon Major, juntando-se assim a Londres, Nova York, Boston, Chicago, Tóquio e Berlim. Este foi o resultado de um programa de três anos de desenvolvimento do evento.
A primeira edição da prova decorreu em 2000, cinco meses antes dos Jogos Olímpicos, e contou então com 1.200 classificados. A prova continuou a crescer e teve este ano, 25 mil participantes.
A candidatura de Sydney teve que atender a cem critérios que abrangem todos os aspetos da experiência do corredor, da exposição ao percurso, o nível dos atletas de elite recrutados, bem como todos os procedimentos operacionais e padrões de segurança.
A organização das Marathon Majors comprometeu-se a manter a medalha ‘6 Estrelas’ para os corredores que concluírem as seis maratonas atuais atuais e já está preparando uma medalha ‘9 Estrelas’, já que a Cidade do Cabo e Xangai estão em processo de se juntar à lista das Majors. Singapura e Chengdu (China) também tentaram, mas acabaram por não serem selecionadas.