A Federação Portuguesa de Atletismo é uma das seis federações nomeadas pela World Athletics ao Prémio das Federações Membros de 2024.
O Prémio das Federações Membros reconhece uma Federação Membro que se destacou nas suas realizações ao longo do ano e, como resultado, contribuiu positivamente para o crescimento e perfil da modalidade. As federações pré-selecionadas foram indicadas por cada uma das seis associações de área.
O vencedor será anunciado nas plataformas da World Athletics, como parte do World Athletics Awards 2024.
Eis a lista das seis Federações indicadas:
Portugal (Federação Portuguesa de Atletismo, Europa)
A Federação Portuguesa de Atletismo organizou três grandes eventos em 2024: os Clubes Sub-20 do Dynamic New Athletics (DNA) em Pombal, a Taça da Europa de Lançamentos em Leiria e o ECCC Cross Country em Albufeira, com um recorde de participação neste último e forte exposição online nos três eventos.
Portugal também conseguiu um aumento no número de clubes e no total de membros, com 145 novos clubes e mais de 1.400 novos membros, enquanto os atletas do país ganharam uma medalha nos Jogos Olímpicos e três medalhas nos Campeonatos Europeus.
Gana (Associação de Atletismo de Gana, África)
Em março, a capital de Gana, Acra, recebeu os Jogos Africanos, onde os vencedores incluíram Joseph Amoah, do país anfitrião, nos 200 m, e Rose Amoanimaa Yeboah e Evans Yamoah no salto em altura.
A Federação do Gana tem sido muito ativa na Região Oeste e garantiu a organização de grandes competições na área.
Índia (Federação de Atletismo da Índia, Ásia)
A Federação de Atletismo da Índia desenvolveu ainda mais o seu Programa de Educação de Treinadores em 2024. Oferecendo três cursos progressivos, o programa é projetado para elevar a qualidade do treino em todo o país. Desde o seu lançamento, mais de três mil treinadores concluíram o curso AFI Pre Level 1, causando um impacto significativo no treino de base.
A Federação também está a trabalhar para ampliar o alcance do seu programa de atletismo infantil. O seu programa Sub-14 teve um sucesso significativo, com mais de quatro mil participantes anuais e a introdução do Kids Javelin.
Paraguai (Federación Paraguaya de Atletismo, América do Sul)
A Federação Paraguaia de Atletismo completará o primeiro semestre do seu segundo plano estratégico em 2024, com quatro áreas de trabalho: eventos, colaboradores, público e alianças, a serem implementadas.
Os atletas do Paraguai ganharam um número sem precedentes de medalhas em Campeonatos Sul-Americanos, incluindo dois ouros nos escalões Sub-20 e Sub-23, enquanto o treino para professores foi organizado como parte do Atletismo Infantil. Outras conquistas incluem a organização dos JEEN (Jogos Escolares Nacionais) e dos Jogos Escolares Sul-Americanos, a colaboração com o Ministério do Desporto e o Comité Olímpico do Paraguai e o desenvolvimento contínuo da estafeta 4×100 m.
Ilhas Salomão (Salomão Atlética, Oceânia)
O Athletic Solomons teve um ano de sucesso em 2024, após a realização dos Jogos do Pacífico em novembro de 2023 e o envolvimento do país no Programa de Inclusão Desportiva da Austrália.
Os Jogos do Pacífico marcaram o maior encontro desse tipo já realizado no país e levaram a melhorias significativas nas instalações desportivas.
O Programa de Inclusão Desportiva da Austrália, em parceria com a Oceania Athletics, teve como objetivo criar oportunidades inclusivas para pessoas com deficiência. Além disso, o programa de Atletismo Infantil nas Ilhas Salomão fez avanços significativos, concentrando-se na promoção da atividade física, inclusão e bem-estar geral entre as crianças.
Estados Unidos (USA Track & Field, NACAC)
Os atletas dos Estados Unidos conquistaram 34 medalhas nos JO de Paris, garantindo o primeiro lugar no quadro de medalhas, com desempenhos que incluem recordes mundiais de Sydney McLaughlin-Levrone nos 400 m barreiras e da equipa mista de 4x400m.
A Federação também mostrou a sua força ao alcançar o primeiro lugar no quadro de medalhas no Campeonato Mundial Sub-20 em Lima e no Campeonato Mundial de Pista Coberta em Glasgow. Um dos principais fatores por trás dessts sucessos foi a implementação de um programa de desenvolvimento de atletismo que abrange todas as categorias e eventos.