A Federação Norte-americana de Atletismo elegeu Gabby Thomas, tripla medalhada de ouro olímpica e Grant Holloway, medalhado de ouro olímpico e recordista mundial, como ‘Atletas do Ano’ nos Estados Unidos.
A treinadora Joanna Hayes foi nomeada ‘Treinadora do Ano’ e o fenómeno de 16 anos Quincy Wilson foi eleito ‘Atleta Jovem do Ano’.
Prémio Jackie Joyner-Kersee Atleta do Ano: Gabby Thomas
Gabby Thomas obteve três medalhas nos JO de Paris, nos 200 m em 21,83 e nas estafetas 4×100 m e 4×400 m.
Ela já tinha conquistado duas medalhas de ouro no Mundial de Estafetas nas Bahamas em maio, correndo nos 4×100 e 4×400 m. Gabby Thomas correu cinco vezes abaixo dos 22 segundos e foi a líder mundial dos 200 m com 21,78 nas meias-finais das seletivas olímpicas.
Prémio Jesse Owens de Atleta do Ano: Grant Holloway
Grant Holloway teve uma grande época na pista coberta, sendo invicto nos 60 m barreiras e incluindo um recorde mundial de 7,27 no Campeonato Nacional de Pista Coberta e um ouro no Mundial de Pista Coberta. Ele era o favorito inicial para o ouro nos 110 m barreiras nos JO de Paris e confirmou o favoritismo, vencendo em 12,99. Holloway estabeleceu a sua melhor marca da época com 12,86 ao vencer as seletivas olímpicas e teve seis provas abaixo dos 13 segundos. Obteve ainda quatro vitórias na Liga Diamante.
Joanna Hayes é nomeada ‘Treinadora do Ano’
Joanna Hayes guiou Rai Benjamin ao ouro olímpico nos 400 m barreiras em Paris, onde correu em 46,46 para vencer com mais de meio segundo de avanço. Benjamin também ganhou o ouro na estafeta 4×400 m em 2.54,43 que quase bateu o recorde mundial. Joanna Hayes também se destacou como treinadora universitária.
Quincy Wilson é nomeado ‘Atleta Jovem do Ano’
Quincy Wilson foi o mais jovem medalhado de ouro olímpico da equipa norte-americana, Quincy ganhou essa honra quando assumiu as funções de liderança nas eliminatórias da estafeta 4×400 m. Foi um ano impressionante na pista para o estudante de ensino médio de 16 anos, que bateu o recorde mundial sub-18 dos 400 m por três vezes. A melhor marca foi obtida no Holloway Invitational em Gainesville, Flórida, em 19 de julho em 44,20. Este tempo também o colocou em segundo lugar na lista de todos os tempos do escalão sub-20.