O canadiano Stuart Galloway, de 63 anos, corre uma maratona em menos de três horas há já cinco décadas. Agora, a sua meta é correr outra maratona em 2030, para conseguir chegar às seis décadas.
A aventura nas maratonas de Galloway começou no 9º ano da escola. “Eu era um corredor decente no ensino médio, mas não um super astro”, disse ele. A sua família emigrou da Escócia para o Canadá quando ele era criança.
Ele reformou-se em 2010 depois de ter trabalhado 30 anos como mecânico de moinhos. Ao longo dos anos, ele construiu um rico curriculum desportivo que incluiu vitórias na Maratona Internacional de Niagara Falls e na Maratona de Pensilvânia, onde obteve o seu recorde pessoal de 2h31m35s. Em 1994, Galloway foi o melhor atleta canadiano na Maratona de Detroit.
Embora as suas maratonas mais rápidas tenham sido na faixa etária dos 30 anos, ele começou a obter mais triunfos quando chegou a veterano. “Quando cheguei à faixa etária de master, tive muito mais sucesso”, disse Galloway, que ganhou um título mundial de 1.500 m em 2016 e que estabeleceu nove recordes canadianos no seu escalão, em distâncias que variam dos 1.500 m a 10 milhas.
Os segredos da longevidade
Galloway credita a sua consistência na maratona ao treino inteligente e à adaptabilidade. “O trabalho de velocidade é sempre importante, não se pode correr rápido a menos que se treine rápido”, disse ele. Refere ainda a importância de superfícies macias e corridas em tapete rolante para reduzir o desgaste, bem como os benefícios de amortecimento dos modernos super sapatos.
O treino de Galloway evoluiu com a idade, de correr 95/110 km por semana durante a preparação para a maratona para 50/60 km por semana. Embora agora ele prefira corridas mais curtas, como 5 km, permanece a sua paixão pelas maratonas. “Gosto do desafio da maratona e do treino necessário para correr uma com sucesso”, disse ele. Agora ele espaça as suas maratonas a cada cinco anos e ainda mantém um ritmo que faz inveja à maioria dos corredores. Na sua última maratona, ele fez 2h52m35s.
A próxima maratona de Galloway está planeada para 2030, onde ele espera estender a sua sequência abaixo de três horas para uma sexta década. Enquanto isso, o seu foco está na pista, visando recordes nacionais no escalão etário de 65 a 69 anos até 2026. “Gostaria de correr bem até aos meus 70 anos, se possível”, disse Galloway.