Julien Alfred revelou que teve dúvidas em ir aos JO de Paris devido a problemas de saúde mental no início do ano.
Após o Campeonato Mundial de Pista Coberta, onde conquistou a medalha de ouro nos 60 metros em 6,98, Julien Alfred admitiu que sentia uma certa pressão para vencer todas as provas, algo que era muito desgastante para ela.
A atual campeã olímpica disse à BBC Sport que as pessoas do seu país também tinham expectativas de que ela continuaria com essa sequência de vitórias, esquecendo que ela era apenas humana e que também cometia erros.
Antes dos Jogos Olímpicos, Julien Alfred tinha dúvidas sobre a sua forma física e chegar a Paris foi um milagre. Ela tirou um tempo de folga após o Campeonato Mundial de Pista Coberta para se concentrar na sua saúde física e mental e não treinou durante algum tempo, enquanto outros atletas se estavam a preparar para os Jogos Olímpicos.
“Houve, para ser bem honesta. No entanto, o meu treinador perguntou-me se eu queria ser campeã olímpica e eu disse que sim, embora não tivesse a certeza se estava suficientemente em forma para chegar a esse ponto. Depois do Mundial de Pista Coberta, foi muito difícil para mim voltar à pista, eu não estava motivada como antes e senti muita pressão em todos os lugares em que tive a chance de correr porque agora, acho que os habitantes de St. Lucia estavam à espera muito de mim e eu tinha que vencer sempre que pisasse a pista”, disse Julien Alfred.
“Eu senti como se houvesse um peso enorme nos meus ombros do qual eu não conseguia livrar-me e houve uma prova em Austin onde eu não estive bem, tive uma conversa com o meu treinador e agente onde eu senti que não estava mais lá. Disse ao meu agente para cancelar algumas das minhas competições.”
Nos Jogos Olímpicos, a norte-americana Sha’Carri Richardson era a favorita para ganhar a medalha de ouro, mas Julien Alfred superou-a e venceu. Alfred marcou impressionantes 10,72, com Richardson a ser segunda em 10,87. Outra norte-americana, Melissa Jefferson, garantiu o pódio em 10,92.
Após os Jogos Olímpicos, Julien Alfred foi segunda atrás de Sha’Carri Richardson no Meeting de Zurique da Liga Diamante. No entanto, ela recuperou na final da Liga Diamante em Bruxelas para vencer e terminar a sua época no auge.