Sebastian Coe, presidente da World Athletics, descreveu o prodígio australiano Gout Gout como um “talento raro” mas pediu cautela em relação ao seu desenvolvimento. Gout, de 16 anos, é mais rápido que Usain Bolt na mesma idade.
Ao completar os 200 m em 20,04, Gout, filho de pais sul-sudaneses, apagou no início de Dezembro, o antigo recorde nacional de Peter Norman com 20,06 estabelecido na final dos JO do México em 1968.
Segundo sprinter mais rápido de sempre com menos de 18 anos
Comparado na imprensa local a Usain Bolt, o lendário jamaicano com oito medalhas de ouro olímpicas, Gout correu os 200 m mais rápidos da história para um jovem de 16 anos, de acordo com a World Athletics. É também o segundo mais rápido entre os sub-18, atrás do norte-americano Erriyon Knighton com 19,84.
“É um talento raro e precioso que teremos que continuar a nutrir e proteger”, disse Sebastian Coe. Ele tem entre 16 e 17 anos e é um talento incrível. Mas todos os treinadores dir-lhe-ão que o maior desafio para um atleta desta idade, é levá-lo ao alto nível sénior. Temos que ser realistas. A grande maioria dos campeões mundiais juniores não representa o seu país uma vez a nível sénior”.