No início de 2024, a belga Hilde Dosogne decidiu bater o recorde como a primeira mulher a correr uma maratona todos os dias do ano, 366 no total (foi um ano bissexto). Em 31 de dezembro, Hilde Dosogne de 55 anos, terminou os seus últimos 42,195 km do ano em Ghent.
Para torná-lo oficial, Dosogne está a trabalhar para enviar ao Guinness World Record, as provas da sua quilometragem, incluindo dados de GPS, imagens e relatos de testemunhas.
Hilde Dosogne está acostumada a correr ultramaratonas. Ela completou os 246 km do Spartathlon na Grécia em 2022 e 2023. Ela não sentiu necessidade de treinar especificamente para a meta de uma maratona por dia durante um ano. Mas no final, ela disse que não estava preparada para o que estava para vir.
“Devo dizer que eu subestimei realmente isto”, disse ela numa entrevista. “A parte mais difícil foi, na verdade, a parte mental de estar novamente todos os dias, na linha de partida.”
Os desafios físicos também não foram fáceis. Hilde Dosogne correu uma maratona diária enquanto trabalhava a meio tempo e cuidava de uma família de cinco pessoas.
“Percebi que precisava dormir muito mais do que o normal”, disse ela que tirou uma soneca durante o horário de almoço, o que ajudou.
Ao longo do caminho, ela arrecadou mais de 65.000 euros para pesquisas sobre o cancro da mama.
O Guinness World Records diz que o seu processo padrão de revisão de inscrição para recordes leva cerca de 12 a 15 semanas. Hugo Farias, um brasileiro, detém o recorde masculino durante 366 dias, em 2023.
Por enquanto, Hilde Dosogne fez uma pausa na corrida, por conselho médico. Ela está recuperando de uma pequena lesão no tendão.