Nas provas de estrada, é rara aquela que não tenha atletas desistentes. A situação é mais evidente se falarmos da maratona, há sempre que desista, regressando a casa de mãos vazias sem a ambicionada medalha de finalista.
Na Maratona de Xiamen recentemente disputada, a popular marca chinesa de corrida Xtep assumiu a responsabilidade de recompensar quem desistiu da prova, dando sacos com lembranças.
Os sacos com lembranças para quem desistiu não foram naturalmente tornados públicos previamente pela Xtep, o que acabou por ser uma surpresa para muitos corredores. Escrito no saco de lembranças da Xtep estava a frase: “Está tudo bem, volte sempre.”
Os sacos incluíam supostamente uma camisola de corrida Xtep, um desconto na próxima compra de sapatos de ténis e uma nota escrita que dizia:
“Para os passos inacabados:
Podes não ter passado da linha de meta, mas já superaste o teu eu anterior. A cada passo, lutaste contra a desistência. Cada gota de suor tem a forma de um sonho.
Isto não é uma prova. É sobre a jornada no processo.
Continua a trabalhar duro para o teu objetivo no presente e no futuro.
Continua a correr.”
Esta iniciativa pode ser considerada como uma campanha de marketing genial da Xtep. Que melhor maneira de causar impacto do que animar os corredores no seu ponto mais baixo, motivando-os a voltar à atividade e a encarar o seu próximo desafio.
A Maratona de Xiamen é uma das primeiras provas internacionais do ano e atrai normalmente cerca de 30.000 inscritos. É uma das maiores maratonas da China.