Após 20.309 dias e mais de 320.000 quilómetros, a maior sequência de corrida diária do mundo chegou ao fim.
De acordo com uma publicação no facebook da Streak Runners Internacional, o norte-americano Jon Sutherland, de 74 anos, escritor e treinador de corrida, chegou a um ponto em que não consegue correr mais.
Sutherland começou a sua sequência aos 19 anos, em 29 de maio de 1969 e continuou a correr, independentemente do clima ou qualquer outro obstáculo, até à véspera do Ano Novo. Em 2022, Sutherland ultrapassou a lenda da maratona Ron Hill para manter o título de sequência mais longa da história. Agora, ao fim de 55 anos, sete meses e seis dias, Sutherland parou de correr.
Num e-mail enviado à Streak Runners International e à United States Running Streak Association, Sutherland escreveu: “Comecei a correr em 1 de janeiro de 1968 e comecei a minha sequência em 29 de maio de 1969. A minha última corrida foi em 31 de dezembro de 2024. Corri 625 milhas em 2024. A minha quilometragem vitalícia é 202.420. Tenho muito respeito por todos os envolvidos com a USRSA e corri o máximo que pude. Consultei vários médicos sobre o meu problema. Quando tento levantar-me e correr, fico rapidamente sem fôlego. Nenhum dos médicos conseguiu dizer-me qual era a causa.”
Apesar do fim da sequência, Sutherland continua conectado à comunidade de corredores treinando programas de corta-mato de escolas de ensino médio locais no seu estado natal, Utah.
Mas já há quem persiga o recorde de Sutherland. O atual número um conhecido entre os corredores ativos é o também norte-americano Jim Pearson, de 80 anos, um treinador retirado do atletismo. Pearson começou a sua sequência de corrida em 16 de fevereiro de 1970 e tem corrido todos os dias. Já lá vão 54 anos e 11 meses, estando apenas a 255 dias de Sutherland.