No passado dia 17, divulgámos a notícia de um corredor malaio que tinha completado a Maratona de Cyberjaya na Malásia, em 3h04m correndo de sandálias. No entanto, uma nova marca tailandesa está a apostar em sandálias especiais de corrida.
No último domingo, na Maratona Khon Kaen, Tailândia, o maratonista queniano Barnabas Kiplimo venceu em 2h18m55. Mas o que chamou a atenção de todos foi o seu calçado.
Kiplimo correu com a primeira sandália de corrida com revestimento de carbono, a Nirun, projetada pela marca de corrida tailandesa VING. Enquanto muitos corredores testaram os limites do sapatos minimalistas ao longo dos anos, a VING criou um produto novo de sandália para corrida.
De acordo com o site da marca, a motivação por trás do Nirun era “simplificar a indústria de sapatos” criando a “primeira super sandália do mundo”. Ao contrário da maioria dos ténis de corrida com revestimento de carbono, o cabedal e a entressola do Nirun são feitos de espuma patenteada. A sandália apresenta uma placa de carbono de comprimento total dentro da entressola de espuma, projetada para melhorar a cadência e fornecer capacidade de resposta. A super sandália tem um design tradicional de chinelo estilo tanga, mas a sua tira de salto de espuma adiciona alguma segurança extra, quase como um Croc.
Embora a super sandália possa parecer questionável à primeira vista, performances como a de Kiplimo dão-lhe credibilidade. Em Khon Kaen, ele melhorou o seu recorde pessoal em oito minutos.
A VING disse que lançou um centro de testes de produtos em Iten, Quénia, um dos principais destinos mundiais de treino para fundistas, e vem testando a super sandália em fundistas e maratonistas de elite, em condições quentes de treino para avaliar a sua durabilidade, desempenho e velocidade.
A marca tem alguns protótipos à venda mas continua na fase de testes e desenvolvimento. “Estamos planeando lançar um projeto Kickstarter em fevereiro com uma versão atualizada das sandálias”, escreveu a marca no Instagram. Eles também planeiam exibir o seu produto na Maratona de Los Angeles, em março deste ano.