A sprinter Julien Alfred foi uma das grandes revelações de 2024 após uma época incrível, ganhando a medalha de ouro nos 100 m dos JO de Paris, a que se seguiu uma de prata nos 200 m.
No início da época, Julien Alfred não estava entre as favoritas. Mas com as suas principais rivais a enfrentarem dificuldades com lesões ou com a forma física, ela aproveitou ao máximo para conquistar o seu primeiro título olímpico.
Onde nasceu Julien Alfred?
Nascida na pequena ilha caribenha de Santa Lúcia em 10 de junho de 2001, Julien Alfred perdeu o pai quando tinha 12 anos e saiu de casa aos 14.
Ela estudou em Santa Lúcia (2013-2015) e na Jamaica (2015-2018) antes de se mudar para os Estados Unidos para fazer o bacharelato em Estudos da Juventude e Comunidade na Universidade do Texas, onde combinou os seus estudos com o atletismo.
Na Universidade do Texas, venceu vários campeonatos universitários que a lançaram para uma carreira profissional.
Quem é o treinador de Julien Alfred?
Julien Alfred é treinda por Edrick Floreal, do Texas, que também treina a britânica Dina Asher-Smith e a irlandesa Rhasidat Adeleke.
Edrick Floreal está com Alfred desde que ela saiu de casa aos 14 anos e a sprinter reconhece os seus méritos por ter moldado a sua carreira, ao mesmo tempo em que atua como uma figura paterna.
O melhor momento de Julien Alfred
Trabalhar com Edrick Floreal transformou Julien Alfred numa fera, embora ela tenha tido que ultrapassar algumas derrotas antes de saborear a vitória.
Julien Alfred só conseguiu chegar às meias-finais dos 100 m no Campeonato Mundial de 2022 e, no ano seguinte, ficou em quinto lugar na distância e em quarto nos 200 m.
No entanto, em 2024, Julien Alfred superou-se, ganhando a medalha de ouro dos 60 m no Campeonato Mundial de pista coberta e nunca mais parou. Ganhou depois em Paris, a primeira medalha de ouro de Santa Lúcia em Jogos Olímpicos, derrotando a campeã mundial Sha’Carri Richardson nos 100 m com um novo recorde nacional de 10,72. que foi a segunda marca mais rápida do ano.
Património líquido de Julien Alfred
O património líquido de Julien Alfred está avaliado entre um e dois milhões de dólares, graças aos prémios monetários, acordos de patrocínio com empresas como a Puma e recompensas do seu país, Santa Lúcia.
Quando será a próxima prova de Julien Alfred?
Julien Alfred será uma das principais atrações do New Balance Indoor Grand Prix que se disputa em Boston, em 2 de fevereiro, naquela que será sua primeira prova da época.