A professora britânica Gill Punt, de 54 anos, correu no passado dia 4, a Maratona Polar Night, em Tromso, na Noruega em 4h58m29s, suportando uma temperatura de -10ºC.
Ela entrou para o Guinness Book como a “corredora fantasiada de mamífero mais rápida a completar uma maratona no gelo”.
Não foi a primeira vez que ela correu com uma fantasia de urso polar. No seu primeiro recorde oficial com o traje em 2016, Gill Punt correu a Maratona de Londres em 4h21m08s. À época, ela tornou-se a mulher mais rápida a completar uma maratona usando uma fantasia de animal de corpo inteiro. O recorde foi superado depois por outras corredoras.
Gill Punt corre com esta fantasia por um motivo nobre: angariar fundos para ações da Cancer Research UK (CRUK). A organização britânica faz investigações sobre tumores e, a partir da divulgação com as corridas de Gill, ao longo dos últimos 27 anos, já recebeu 1,96 milhão de libras (2.324.805 euros) em doações.
O site da Guiness Book destaca que Gill Punt foi inspirada pela perda do seu pai, Mike, que faleceu de cancro em 1999, aos 56 anos.
Ela diz ter esperança de que a sua história ajude a inspirar outras pessoas a entrar em aventuras inovadoras de voluntariado. “Estou verdadeiramente grata a todos que apoiaram. Nunca foi tão urgente vencer esta doença. Isto significa financiar investigadores para fazerem mais descobertas, e aproveitar essas descobertas para impulsionar o progresso na prevenção, testes e tratamentos. Então, continuarei até chegarmos à meta final… um mundo sem cancro!”.