Eliud Kipchoge vai correr pela primeira vez na sua longa carreira, uma maratona na Oceânia, em Sydney, no dia 31 de agosto. O bicampeão olímpico da distância expressou o seu entusiasmo: “Correr na Austrália é uma oportunidade excelente. Será uma experiência nova e especial para mim” .
Kipchoge também vai competir na Maratona de Londres em 27 de abril. No ano passado, ele foi décimo na Maratona de Tóquio e desistiu na maratona olímpica de Paris.
A presidente da Federação Australiana de Atletismo, Jane Flemming, espera que a presença de Kipchoge na Maratona de Sydney mude a maratona no país. “A maratona de menos de duas horas de Eliud Kipchoge coloca-o entre lendas desportivas inovadoras como Roger Bannister, Usain Bolt, Muhammad Ali, Roger Federer e Dawn Fraser (nadadora australiana oito vezes medalhada olímpica). Estamos ansiosos para recebê-lo”, disse Flemming.
Com Kipchoge a correr em Sydney em 31 de agosto, tal significa que ele não deve estar na Maratona de Berlim ou no Campeonato Mundial em Tóquio, que será realizado quase duas semanas depois. A única grande maratona que Kipchoge ainda não correu é a de Nova York.
A Maratona de Sydney é a maior maratona da Austrália e a sétima maior maratona mundial. No ano passado, a prova teve um recorde de 25.000 finalistas.
Kipchoge não vai competir pela primeira vez na Maratona de Londres em 27 de abril, ao contrário do que está escrito mo 2° parágrafo. Ele já venceu aí quatro vezes (2015, 2016, 2018 e 2019) e ficou uma vez em oitavo (2020).
Tem razão na sua observação, obrigado.