Kirsty Coventry foi hoje eleita presidente do Comité Olímpico Internacional, na Grécia, na votação dos membros do órgão reunidos na 144ª Sessão do COI. Ela é assim, a primeira mulher a ocupar este cargo.
Kirsty Coventry foi campeã olímpica de natação e é membro do COI desde 2013. Agora aos 41 anos, sucede a Thomas Bach. A zimbabuense torna-se assim o décimo presidente na história da instituição, e o primeiro do continente africano. O seu mandato é de oito anos, renovável uma vez por quatro anos. Ela vai assumir o cargo em 23 de junho.
Kirsty Coventry foi a candidata apoiada, ainda que não oficialmente, por Thomas Bach, que a vinha impulsionando para o lugar há vários anos. A sua eleição mostra a influência do presidente cessante sobre os membros da instituição, dois terços dos quais foram nomeados durante o seu mandato.
Mais surpreendente que a vitória de Kirsty Coventry foi a sua eleição logo à primeira volta, quando havia um total de sete candidatos, incluindo vários pesos pesados, como o espanhol Juan Antonio Samaranch Jr. e o britânico Sebastian Coe. Ninguém esperava que a eleição fosse tão rápida.
O programa de Kirsty Coventry, que é também Ministra dos Desportos no seu país, foi baseado na continuidade do trabalho do seu antecessor.