Depois de Patrícia Silva se ter apurado para as meias-finais dos 800 m na sessão matinal, Salomé Afonso e Isaac Nader apuraram-se para a final dos 1.500 m.
Salomé Afonso correu a última da três séries. Apuravam-se para a final, as três primeiras classificadas. Numa corrida lenta, a etíope Diribe Welteji comandou seguida por Salomé. Aos 2m50s, a norte-americana Heather Maclean espevitou o andamento. À entrada da última volta, Salomé é quarta mas consegue chegar ao terceiro lugar em 4.13,39 logo atrás da norte americana e da etíope Diribe Welteji, vencedora em 4.12,25. Apenas seis centésimos separaram Salomé da quarta, a canadiana Lucia Stafford.
A final disputa-se domingo às 12h28m, horas portuguesas.
Isaac Nader também na final
Nos 1.500 m masculinos, tivemos quatro séries com os dois primeiros a apurarem-se para a final e a ser repescado o melhor terceiro.
Isaac Nader correu a última série. O ritmo foi excessivamente lento até aos 900 metros quando espevitou. Nader fez uma prova sempre confortável, à entrada da última volta era segundo atrás do espanhol Mariano Garcia e assim cortou a meta em 4.02,75 com Garcia a gastar 4.02,68.
A final disputa-se domingo às 12h15m em Portugal.