A Organização da Maratona de Fengshan, em Taiwan, fez um pedido de desculpas nas redes sociais após premiar os vencedores com troféus de uma arma automáticos com imitação de ouro.
De acordo com o Taipei Times, os troféus lembravam a arma Type 95, uma arma de fogo usada pelo Exército de Libertação Popular da China. Os troféus temáticos de armas foram supostamente projetados para refletir o percurso da maratona, que passava por três instalações militares pertencentes ao Ministério da Defesa Nacional de Taiwan.
A controvérsia em torno do troféu decorreu do facto de que o Type 95 é uma arma de fabrico chinesa e tem sido a arma de fogo padrão para o Exército de Libertação Popular da China
e outras forças chinesas desde os anos 90. A reação dos corredores foi ainda mais negativa dada a tensa relação entre a China e Taiwan.
Um participante comentou: “É tão difícil não usar troféus ou medalhas feitos na China para competições administradas pelo governo?”
No dia seguinte à maratona, a Organização reconheceu o seu erro nas redes sociais e anunciou a retirada imediata dos troféus, juntamente com um pedido de desculpas. A Organização garantiu maior cautela em eventos futuros.