A Meia Maratona de Madrid disputada no passado domingo, ficou tristemente marcada pelo falecimento de um corredor de 38 anos que teve uma paragem cardiorrespiratória. Imediatamente assistido após a queda por um enfermeiro que participava na prova, ainda foi transportado ao hospital mas acabou por falecer.
Também outro corredor de 20 anos, teve uma paragem cardiorrespiratória durante o percurso. Assistido por uma equipa médica de serviço à prova, recuperou o pulso e foi transportado para o hospital em estado grave.
De acordo com o Serviço de Proteção Civil, um total de cerca de 50 pessoas foram atendidas por exaustão pelo calor ou entorses, entre outras causas.
A nível desportivo, o queniano Levy Kibet venceu em 1h00m45s, seguido do seu compatriota Titus Kiprotich a três segundos e do tanziano Daniel Sinda a 19.
Em femininos, venceu a queniana Emma Jepkemoi em 1h09m09s com os restantes lugares do pódio a serem ocupados pela etíope Diniya Abaraya a 51 segundos e a queniana Nancy Sang a 2m02s.
Os recordes do evento continuam a pertencer ao queniano Ronald Kiprotich com 59m38s em 2021 e à sua compatriota Winfridah Moraa com 1h07m22s em 2022.
A prova teve 24 mil participantes que percorreram um novo percurso, considerado “mais monumental e central” do que o anterior.