A primeira meia maratona de robots humanoides do mundo, integrada na meia maratona E-town de Pequim, terá lugar neste domingo.
O evento inovador representa um marco importante no desenvolvimento da Inteligência Artificial incorporada e da robótica humanoide.
A meia maratona vai exigir que os robots bípedes participantes executem aproximadamente 250.000 movimentos articulares precisos.
A maioria dos robots bípedes participantes terão as suas baterias substituídas ou até mesmo totalmente substituídas durante a prova. De acordo com as regras da competição, qualquer robot que não trocar as baterias no posto de abastecimento receberá uma penalidade de tempo. Substituir um robot completamente durante a competição também incorrerá numa penalidade de tempo.
“A competição adota um método abrangente de cronometragem para calcular a pontuação final das equipas participantes, que é determinado pela subtração de qualquer tempo de penalidade por violações das regras do tempo total gasto do ponto de partida até à linha de chegada. Isso pode levar a um cenário em que o primeiro robot a chegar à linha de chegada pode não ser necessariamente o primeiro na classificação final”, disse Wang Guolin, vice-chefe do grupo de robots da meia maratona.
Os robots bípedes participantes terão direito a uma medalha desde que completem a prova até três horas e meia.