O Comité Olímpico Internacional (COI) adicionou oficialmente a estafeta mista 4×100 m ao programa de atletismo dos JO de Los Angeles 2028.
Este evento contará com equipas compostas por duas mulheres e dois homens, com a ordem de corrida atualmente definida como mulher-mulher-homem-homem, embora essa configuração esteja sujeita a alterações com base nas próximas provas.
A estafeta mista 4×100 m vai estrear-se no World Athletics Relay de 2025 que terá lugar em Guangzhou, e no primeiro Ultimate Championships em Budapeste, servindo como testes para o formato do evento. A World Athletics anunciou que os recordes oficiais deste evento serão reconhecidos a partir de 1 de janeiro de 2026.
A inclusão da estafeta mista 4×100 m faz parte de uma iniciativa mais ampla do COI para modernizar os Jogos Olímpicos e promover a igualdade de género. Ela junta-se a vários novos eventos adicionados ao programa olímpico para 2028, incluindo a ginástica artística, ténis de mesa e golfe, elevando o número de eventos com medalhas em Los Angeles para um recorde de 351.
Pela primeira vez na história, haverá mais atletas femininas a competir do que masculinos nos próximos Jogos Olímpicos. A quota de 10.500 atletas em Los Angeles será composta por 5.333 mulheres e 5.167 homens.