Desde a sua primeira edição em 1897, a Maratona de Boston sempre se disputou no Dia do Patriota, um feriado marcado nos calendários dos estados de Massachusetts e Maine. Dessa forma, os cidadãos podem aproveitar o feriado para assistirem a uma das corridas mais prestigiadas do mundo. A data marcada é a terceira segunda-feira de abril, algo que só foi quebrado por duas vezes. A primeira deveu-se à pandemia em 2020, quando a prova não foi realizada presencialmente, mas sim virtualmente. Em 2021, ainda devido a medidas sanitárias, a prova foi adiada para a segunda-feira 11 de outubro.
Tal significa que, mesmo durante as Guerras Mundiais, houve a Maratona de Boston. Este ano, a 129ª edição também coincidirá com o 250º aniversário do Dia dos Patriotas, que comemora o início da Revolução Americana a poucos quilómetros ao norte do percurso da prova em Lexington e Concord.
Milhares de estórias tiveram lugar ao longo dos anos, incluindo o trágico momento protagonizado pelo ataque terrorista ocorrido na edição de 2013, pouco antes da meta, quando detonaram dois dispositivos explosivos caseiros que mataram quatro pessoas e feriram outras 282.