A neerlandesa Sifan Hassan, “Atleta Feminina Mundial do Ano”, doou a sua camisola e o seu dorsal da maratona dos JO de Paris ao Museu da World Athletics (MOWA).
No domingo, 11 de agosto, Sifan Hassan conquistou a última medalha de ouro do atletismo nos JO de Paris, ao vencer a maratona com um recorde olímpico de 2h22m55s.
A atleta neerlandesa, que já havia conquistado medalhas de bronze nos 5.000 m e 10.000 m em Paris, derrotou a etíope Tigist Assefa por três segundos, a menor diferença de sempre numa maratona olímpica feminina.
“Estou muito feliz por a minha camisola vencedora da maratona de Paris 2024 ir fazer agora parte do museu e sinto-me honrada por ela ser incluída juntamente com os itens dos Países Baixos que Fanny usou nos Jogos de Londres.
“As três medalhas de Sifan Hassan em Paris lembraram ao mundo outra neerlandesa voadora, Fanny Blankers-Koen, cujas quatro medalhas de ouro em 1948 fizeram dela o ícone daqueles Jogos.
Sifan Hassan acumulou seis medalhas em dois Jogos Olímpicos. Três delas, de ouro nos 5.000 m, 10.000 m e na maratona, ficaram na história do atletismo feminino e evocam comparações com o lendário Emil Zatopek.