(Foto da Organização)
O Estrela Grande Trail com data marcada entre os dias 9 e 11, ficou tragicamente marcado pelo falecimento ao início da tarde de um atleta de 71 anos em Loriga, no concelho de Seia.
O atleta de 71 anos sentiu-se mal e acabou por falecer após uma paragem cardiorrespiratória. Ele estava a disputar a prova de 50 quilómetros.
Dadas as condições atmosféricas então observadas e por motivos de segurança, as provas com as distâncias de 105 km e 50 km foram neutralizadas na Torre.
De acordo com o IPMA, a temperatura mínima esperada na Serra da Estrela era de -2ºC e a máxima de +4ºC, havendo ainda a possibilidade da queda de neve nos pontos mais altos.
Armando Teixeira, diretor da prova lamentou o falecimento do atleta em declarações à Lusa: “Tivemos um atleta que não resistiu e veio a falecer, ou seja, foi uma situação anormal, mas em que foram acionados todos os meios de socorro. Ele começou a sentir-se mal e caiu inanimado numa zona de percurso fácil. Foi logo assistido ali por atletas, depois pelo médico, e por todos os meios de emergência que foram prontamente mobilizados. Os cuidados foram prestados no local com a máxima rapidez possível. Infelizmente, apesar dos esforços das equipas médicas, o atleta não resistiu e veio a falecer.”
A Revista Atletismo apresenta à família do atleta e amigos, as suas condolências.