O neerlandês Eugene Omalla, campeão olímpico em Paris na estafeta mista dos 4×400 m, decidiu vencer a sua medalha de ouro. Na manhã de hoje, o leilão atingiu mais de 27 mil euros no site Heritage Auctions Sports. Criticado nas redes sociais, Omalla, de 24 anos, explicou publicamente a sua decisão: “uma escolha de amor, responsabilidade e gratidão”.
“Esta medalha é um símbolo tangível de todo o trabalho que fiz, de todas as pessoas que me apoiaram nesta jornada e do poder dos sonhos que se tornaram realidade”, explicou nas suas redes sociais, o também campeão europeu da estafeta 4×400 m em pista coberta. “A minha motivação é ajudar a minha família e apoiar os necessitados.”
“Esta medalha de ouro será sempre uma das maiores performances da minha carreira, algo de que terei sempre orgulho. O leilão não tem absolutamente nada a ver com problemas financeiros, nem com qualquer desejo de enriquecimento. A minha motivação é ajudar a minha família e apoiar os necessitados”.
Eugene Omalla, que nasceu no Uganda, disse que “uma grande parte dos lucros” será destinada à instituição de caridade dos seus pais, a Child’s Destiny of Home, uma organização que visa melhorar a vida de crianças do Uganda, através de projetos de educação e saúde.
“O resto do dinheiro irá para a minha família, pessoas que fizeram de tudo para que eu pudesse perseguir os meus sonhos. Percebi que deveria ter dito isto antes. Aos meus companheiros de equipa, à minha equipa e a todos que se sentiram magoados. Peço desculpas se isso pareceu verdade”.