O bicampeão olímpico Jakob Ingebrigtsen insistiu que não tinha motivos para mentir e admitiu que se sentiu envergonhado por ser vítima de suposta violência doméstica, no último dia do julgamento criminal de seu pai.
A justiça norueguesa pediu uma sentença de prisão de dois anos e meio para Gjert, de 59 anos, que se declarou inocente do suposto abuso físico e emocional de Jakob, de 24 anos, e da sua irmã Ingrid, de 19 anos.
No início do julgamento, Jakob contou ao tribunal sobre “a manipulação do seu pai” e como ele foi vítima de espancamentos quando era apenas uma criança.
Gjert, que treinava Jakob quando este conquistou a medalha de ouro nos 1.500 m dos JO de Tóquio, terá supostamente agredido várias vezes, Jakob, então com oito anos, devido ao seu comportamento na escola e ao atraso para uma corrida.
A justiça norueguesa alega que Gjert Ingebrigtsen agrediu Jakob inúmeras vezes depois de ter recebido um relatório negativo quando ele ainda estava na escola primária.
Jakob Ingebrigtsen fez uma declaração emocionante no último dia do julgamento criminal do seu pai. Ele também descreveu outros incidentes traumatizantes durante quatro horas de depoimento, quando o julgamento começou em Sandnes.
Jakob também disse ao tribunal como a sua adolescência foi particularmente difícil e que o seu pai, a quem ele chamou de “réu”, pretendia dificultar o seu relacionamento com a sua atual esposa Elisabeth Asserson, que ele conheceu aos 16 anos de idade, chamando o casal de “terroristas”.
Ele fez outra declaração poderosa ao tribunal, com um veredito esperado para 16 de junho.
“É constrangedor ser vítima de violência doméstica. Sei o que vivi com o réu desde pequeno e não tive motivos para mentir”, disse o atual campeão olímpico dos 5.000 m.
“É constrangedor ser vítima da nossa família, e isso não se encaixa na imagem que se tem de si mesmo e da sua família. Todos nós carregaremos connosco a bagagem deste julgamento. Sinto um grande alívio, agora que não preciso de esconder mais nada. Isso vai-me afetar como atleta? Com certeza. Mas também nos aproximou ainda mais, nós, irmãos, e a minha nova família. Isso significa mais do que qualquer outra coisa”.