O Centro Recreativo Popular Ribafria está situado na Benedita e foi fundado em 1974. Tânia Marques é a presidente do clube que tem 1.500 sócios e 30 atletas.
O Centro Recreativo Popular Ribafria está situado na Benedita, concelho de Alcobaça, e foi fundado em 1974. Então com cerca de uma centena de sócios fundadores, a filosofia que presidiu à sua criação, prendeu-se com a necessidade de facultar a todos, sem exceção, a prática desportiva e não a criação de desportistas de alta competição.
O lema do clube sempre foi e continuará a ser : DESPORTO PARA TODOS.
Tânia Marques é a presidente do clube que tem 1.500 sócios que pagam dez euros de quotas anuais.
“Exigimos que os atletas façam desporto e levem o nosso emblema ao peito”
Atletismo desde 1980

O atletismo surgiu mais tarde em 1980, com um grupo de sócios que gostava de correr.
O clube tem a sua sede e um pavilhão desportivo, tendo quatro Secções em funcionamento: futsal com várias equipas no Campeonato Nacional (seniores, juniores e iniciados) com cerca de 150 jogadores; patinagem com cerca de 50 patinadores que têm participado internacionalmente; ciclismo master com 15 ciclistas e atletismo com cerca de 30 atletas.
Os responsáveis da Secção de Atletismo são Pedro Nunes, Guilherme Lourenço e Rodolfo Almeida.
A maioria dos atletas participa em provas de trail e estrada, fazendo por vezes, provas de triatlo/duatlo. O clube não tem treinadores.

Centro Recreativo Popular Ribafria
Concelho: Alcobaça
Ano fundação: 1974
Presidente: Tânia Marques
Sócios: 1.500
Atletas: 30
“Cada atleta traça os seus próprios objetivos”
Filosofia especial no atletismo
Ao contrário do que acontece com muitos clubes, o CRP Ribafria não exige resultados aos seus atletas. Segundo Pedro Nunes, “Exigimos que os atletas façam desporto e levem o nosso emblema ao peito”. Assim, não há objetivos como equipa, “cada atleta traça os seus próprios objetivos”.


Ainda assim, dois atletas merecem um destaque especial, Guilherme Lourenço e Glória Serrazina vencedores de várias provas de trail.
Sem orçamento
A principal dificuldade da Secção de Atletismo passa por conseguir ter verbas suficientes para apoiar devidamente os seus atletas. Sem um orçamento anual, para além da quotização dos sócios, conta com um subsídio autárquico de acordo com o número de atletas federados, de alguns subsídios privados de empresas e nos eventos que organiza.

Os apoios aos atletas ficam naturalmente aquém daqueles que a Secção desejaria. “Temos carrinhas do clube que vão estando disponíveis, damos equipamento de corrida e fato de treino, temos fisioterapia, temos um ginásio”.
O clube já chegou a organizar uma prova de estrada mas agora, só organiza o Enduro Trail CRP.