A Federação Etíope de Atletismo (EAF) realizou testes de verificação de idade. Tal, incluiu exames de ressonância magnética nos seus atletas antes dos Campeonatos Africanos Sub-18 e Sub-20 marcados para julho na Nigéria.
Dos 76 atletas inicialmente avaliados, apenas 22 foram autorizados a competir: seis homens e 16 mulheres.
A Federação Etíope de Atletismo realizou o check-up dos 76 atletas no hospital da polícia etíope, no departamento de medicina legal e anestesia.
O teste foi realizado com base em dados de nascimento, ressonância magnética, nível educacional, crescimento corporal geral e postura. Além disso, foram avaliados o crescimento dos dentes e o nível de desenvolvimento.
Com base no teste de idade, foi descoberto:
1) Entre os atletas masculinos inscritos com menos de 18 anos, não havia nenhum com menos de 18 anos. Quatro atletas com menos de 20 anos foram confirmados pelo teste de idade.
2) Entre as atletas femininas inscritas com menos de 18 anos, apenas duas têm menos de 18 anos. E nove atletas têm menos de 20 anos.
3) Foi confirmado que, dos atletas masculinos inscritos com menos de 20 anos, apenas dois têm menos de 20 anos.
4) Foi confirmado que apenas cinco das atletas femininas inscritas com menos de 20 anos têm menos de 20 anos.
De acordo com os resultados, dos 76 atletas que passaram no teste de idade, seis são do sexo masculino e 16 são do sexo feminino, de um total de 22 atletas.