A Etiópia divulgou a lista de maratonistas que estarão presentes no Mundial de Tóquio em setembro próximo. A equipa masculina é liderada pelo campeão olímpico Tamirat Tola. Em femininos, pela campeã mundial em Budapeste, Amane Beriso.
Tamirat Tola conquistou a única medalha de ouro da Etiópia nos JO de Paris, com um recorde olímpico de 2h06m26s, num percurso muito difícil e em condições atmosféricas difíceis.
Isso apesar de ele ter sido convocado para a equipa apenas duas semanas antes, como substituto do seu compatriota lesionado Sisay Lemma.
Ele será acompanhado na linha de partida por Tadese Takele, que já venceu este ano a Maratona de Tóquio, e por Deresa Geleta, que foi segundo na mesma prova.
Milkesa Mengesha, vencedor da Maratona de Berlim de 2024, foi nomeado como suplente da equipa masculina.
Em femininos, Amane Beriso, que ficou em quinto lugar na Maratona de Boston deste ano em 2h21m58s, terá a companhia de Tigst Assefa, medalhada de prata nos JO de Paris e vencedora da Maratona de Londres deste ano.
A vencedora da Maratona de Tóquio, Sutume Asefa Kebede, e a vencedora da Maratona de Amsterdão de 2024, Yalemzerf Yehualaw, também foram selecionadas.
Tigist Ketema, vencedora das Maratonas de Dubai e Berlim de 2024, foi nomeada suplente feminina.
A Federação deu um prazo aos atletas que possam ter reclamações sobre a seleção, a hipótese de enviar as suas queixas por escrito dentro de cinco dias úteis.