As atletas indianas Pooja Rani, Kiran, Pankaj e Chelimi Pratyusha foram suspensas por três anos por evasão de testes antidoping, vendo reduzido a pena num ano, após elas terem aceitado a infração dentro de 20 dias após serem acusadas.
O período de suspensão de três anos de Pooja Rani teve início em 13 de agosto de 2024, o mesmo que o de Kiran e Pankaj. O período de suspensão de Chelimi Pratyusha, teve início em 6 de fevereiro deste ano.
O quarteto estava entre os vários atletas suspensos pela Agência Nacional Antidoping (NADA) no início deste ano, sob o Artigo 2.3 das regras antidoping, que trata de “evasão, recusa ou não se submeter à coleta de amostras por um atleta” sem justificação convincente”.
Pena demasiado branda. As evasões quando são inequívocas, na minha opinião deveriam dar penas pesadíssimas, muito superiores a qualquer outra, pois se fugiram não dá sequer para saber o que tinham. Ou seja, não estão em pé de igualdade, em termos de aplicação de justiça, comparativamente com os que se submetem ao teste e são apanhados. Está correto reduzirem um ano por terem aceitado a pena, mas está incorreto é a pena ser tão baixa. Apenas a minha opinião.