O recordista mundial do decatlo, Kevin Mayer, de 33 anos, disse que ia falhar toda a época de 2025 devido a uma lesão crónica no tendão da coxa que o impediu de estar presente nos JO de Paris.
O bicampeão mundial de 33 anos disse que até duas semanas atrás, ainda esperava regressar a tempo de estar presente no Mundial de Tóquio em setembro, mas a lesão “grave” afetou-o “mental e fisicamente”.
“É a minha primeira época em branco, o primeiro ano em que não vestirei as cores da seleção francesa”, disse Mayer aos jornalistas numa entrevista coletiva online.
“Tive algumas lesões muito graves na minha carreira, mas esta é a mais séria, então vai levar mais tempo. E não tenho dúvidas de que vai sarar.”
Mayer, que também ganhou medalhas de prata olímpicas nos Jogos de 2016 e 2020, disse que estava “a jogar as suas últimas cartas” ao decidir interromper o seu treino para o decatlo para se concentrar em exercícios específicos de fortalecimento.
O atleta francês, que estabeleceu o recorde mundial de 9.126 pontos em 2018, tem sido atormentado por lesões nos últimos dois anos. Ele foi forçado a abandonar o Campeonato Mundial de 2023 em Budapeste após sentir dores no tendão de Aquiles após os 100 m.
As suas esperanças de estar presente nos JO de Paris, foram frustradas quando ele se lesionou no tendão da coxa numa prova de 110 m barreiras no Meeting de Paris, poucas semanas antes dos Jogos.
Mayer disse que ainda tinha esperança de competir nos JO de Los Angeles em 2028. “Todos nós temos uma cruz para carregar. A minha é a minha condição física. Sei muito bem que, se eu resolver o problema, posso viver por muito, muito tempo”, disse ele.