Existem dez candidatos para as seis vagas disponíveis na Comissão Mundial de Atletas cujas eleições terão lugar antes do Campeonato Mundial de Tóquio, em setembro.
Poderão votar todos os atletas credenciados para o Mundial de Tóquio. As eleições ocorrerão antes e durante a competição, entre 8 a 20 de setembro.
As eleições deste ano trazem uma inovação na forma como a votação será realizada. Pela primeira vez, os atletas poderão votar presencialmente ou online. Além disso, o período de votação estendido visa dar aos atletas que chegam mais tarde ou saem mais cedo, a oportunidade de votar.
Para serem elegíveis, os atletas devem ter competido em pelo menos uma das duas últimas edições do Campeonato Mundial, ou nos Jogos Olímpicos mais recentes, ou ser um competidor no Campeonato Mundial deste ano.
Os seis lugares disponíveis para eleição em 2025 incluem o cargo de vice-presidente, que será votado pela Comissão de Atletas após as eleições e quando a composição da associação for finalizada.
Os dez candidatos, em ordem alfabética, são:
Mo’ath Alkhawaldeh (Jordânia)
Andreas Almgren (Suécia)
Lia Apostolovski (Essslovénia)
Joan Chelimo (Roménia)
Lisanne de Witte (Países Baixos)
Ramil Guliyev (Turquia)
Thea LaFond (Rep. Dominicana)
Ana Ryzhkova (Ucrânia)
Hassan Taftian (Irão)
Gia Trevisan (Itália)
O período oficial da campanha começará em 25 de agosto, permitindo que os candidatos promovam as suas próprias campanhas. Os resultados das eleições serão anunciados no último dia do Campeonato Mundial, em 21 de setembro.
Desde 2019, o Presidente e outro membro da Comissão de Atletas, um homem e uma mulher, são membros votantes do Conselho Mundial de Atletismo.